Igor Figueiredo derrotou Ken Doherty por 5-2 para vencer pela primeira vez o Mr Vegas World Seniors Championship.
A vitória marca o maior sucesso da carreira do jogador de 46 anos. Ele se torna o primeiro jogador de fora da Europa a erguer o prestigioso título de World Seniors e garante o cheque do vencedor de £ 20.000, o prêmio máximo de £ 2.000 e a entrada no Torneios dos Campeões em novembro 2024.
Para Doherty, a espera continua para completar um ‘grand slam’ único, enquanto o título Mundial Sênior continua a iludir o ex-campeão mundial profissional, mundial amador e sub-21 irlandês.
Figueiredo se classificou para o evento após ser campeão Pan-Americano Sênior 2023.
Foi indiscutivelmente um campeão merecido, perdendo apenas quatro frames ao derrotar a campeã Mundial Feminina Sênior Tessa Davidson, o tetracampeão e atual campeão Jimmy White e Tony Drago antes de superar o campeão mundial de 1997 Doherty em a disputa do título.
‘O queridinho de Dublin’ mostrou sua coragem e determinação ao chegar à final, recuperando de desvantagem contra Tyson Crinis e Dechawat Poomjaeng antes de garantir uma vitória por 4-1 sobre Barry Pinches nas últimas quatro, e teve um início de sonho para o Concurso de domingo à tarde, disparando em um intervalo de exatamente 100 para assumir a liderança.
O brasileiro, que encerrou a semifinal com duas tacadas centenárias consecutivas, continuou a mostrar sua habilidade na construção de quebras ao acumular pausas de 72 e 93 para chegar à vantagem de 3-1 no intervalo do meio da sessão.
O quinto frame viu um potencial ponto de viragem quando Figueiredo procurava se preparar para aproveitá-lo, mas perdeu o green para permitir a Doherty uma oportunidade aparentemente de ouro para reduzir a diferença. No entanto, o irlandês não conseguiu capitalizar, pois também acertou o green para deixar ao adversário brasileiro a mais simples das chances de afastar a vitória.
Doherty se recuperou brevemente de forma enfática com dois meio séculos no sexto para fazer o 4-2, mas já era tarde demais, quando um emocionado Figueiredo disparou um folga de 88 para a glória antes de dar um soco no ar na frente de uma multidão alegre do Crucible.
“Não tenho palavras para este momento – ainda estou dormindo ou sonhando!” Figueiredo disse após a vitória.
“Acho que joguei muito bem. Fico muito feliz que as pessoas tenham gostado e pelo povo do Brasil. Tenho muitas pessoas me apoiando e me apoiando – muito obrigado.
“Cheguei muito confiante, mas também nervoso porque foi um momento muito importante, não só para mim e para a minha história, mas para as Américas – é muito importante para os jogadores atuais e para as futuras gerações.”